sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Em homenagem à greve de hoje da U Ban (empresa de metrô de Berlin)


No metrô de Berlin

Berlin

Uma linha de trem

Todos em suas respectivas poses de metrô. Fazendo cara de trem. Não sorria. Não dê bom dia. Permaneça com o olhar vago. Jamais, eu disse jamais, cumprimente o seu companheiro de viagem com um olhar.Nem pense num sorriso! Escute música em um aparelho digital. Leia. Sim, leia muito dentro do trem. Faça bico ou cara de emburrado. Feche os olhos e finja dormir. Olhe para fora pela janela. Estando todos assim, com cara de metrô, eis que entram um violonista e um trompetista no vagão...

Como na história dos irmãos Grimm, o encantador de ratos, iniciam uma canção
em que os sons se entrelaçam em acordes perfeitamente executados, alegres, vibrantes!

Sim, as pessoas se entreolham. O que está acontecendo? Que som é esse que esses dois estão fazendo? É impossível ficar imune ao dueto. Os corações começam a ganhar vida. As faces, cor. Alguns dedos tamborilam timidamente nas paredes e cadeiras do metrô. O coração começa a bater mais forte. As pessoas já não conseguem se conter.O trem explode numa efusão de alegria!

Todos dançam ritmados e divertidamente. Senhores de bochechas rosadas, bigodes grisalhos e panças sobressalentes serpenteiam alegremente convidando senhoras honestas para uma dança. Punks e intelectuais se chacoalham da maneira que bem entendem unindo as tribos numa dança de roda que mais lembram os índios do Brasil. Mocinhas adolescentes muito branquinhas coreografam o som em passinhos divertidos que as fazem vibrar! E até o cachorro do estrangeiro resolve abanar o rabo em condescendência com o alegre pulsar! Tudo vibra, tudo é música, alegria, o trem está vivo!

Aproxima-se a próxima estação. Os acordes vão silenciando. É hora de trocar de vagão. Os músicos preparam para saltar. Saudações monetárias fazem transbordar o pequeno copo que usam para receber o soldo merecido. Algumas moedas caem no chão num alegre tilintar...
O trem volta a dormir. As pessoas fecham suas caras novamente. Voltam os livros, os aparelhos eletrônicos, alguém sussurra no celular. O senhor pançudo volta a olhar para fora da janela.

Um comentário:

Fran disse...

gente emburrada, com cara feia, mau humor e educação duvidosa? rs. welcome to europe! o país é lindo, agora certas figurinhas são duvidosas. pelamordideus!!!

adorei as seqüencias de fotos do general... hihihi